São Gonçalo do Amarante recebe em novembro os principais atletas do mundo nas etapas da GKA World Cup
A Praia da Taíba se prepara para receber dois dos maiores eventos do kitesurf mundial. Em novembro, São Gonçalo do Amarante será palco das etapas decisivas do circuito organizado pela Global Kitesports Association (GKA), entidade reconhecida pela World Sailing, federação internacional de vela.
De 6 a 9 de novembro, a Taíba sedia o GKA Kite-Surf World Cup, seguido do GKA Freestyle Kite World Cup, entre 12 e 15 de novembro. As competições definirão os campeões mundiais de 2025 e reunirão os melhores atletas da modalidade, vindos de diferentes partes do mundo.
A etapa cearense contempla duas categorias do circuito: a Kite Wave, que já passou por Cabo Verde, Alemanha e Marrocos, e a Freestyle, que estreia em Abu Dhabi antes de chegar ao Brasil.
Os eventos contam com promoção da Layback, marca criada pelo skatista e medalhista olímpico Pedro Barros, em parceria com a Monte Dourado. A empresa, que já organiza competições de skate e surf pelo país, aposta agora no kitesurf como nova frente de incentivo ao esporte e à cultura de ação.
"Queremos não apenas trazer uma competição de nível mundial, mas também fortalecer a cultura do kitesurf e apresentar a Taíba para o mundo", afirma Bill Tassinari, diretor da Layback e da Agência Esporte & Arte, responsável pela organização.