Apresentação
A Secretaria de Educação trata-se de órgão da administração pública direta, devidamente criado pela Lei Municipal nº 586 de 16/03/98 e Lei Municipal 656 de 09/03/00, e tem como principais atribuições elaborar, coordenar, monitorar e avaliar as políticas públicas no âmbito educacional, primando pela qualidade do ensino e acesso de todos à educação.
Missão
Garantir acesso universal à educação de qualidade, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral dos cidadãos.
Visão
Promover uma sociedade educada, equitativa e próspera, onde todos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem de qualidade.
Valores
Equidade: Garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais.
Excelência: Buscar continuamente a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
Inovação: Promover a adoção de práticas educacionais inovadoras e tecnologias emergentes.
Integridade: Agir com transparência, ética e responsabilidade em todas as atividades.
Colaboração: Trabalhar em parceria com todas as partes interessadas para alcançar objetivos comuns.
Inclusão: Respeitar a diversidade e promover ambientes educacionais inclusivos.
Empoderamento: Capacitar professores, alunos e comunidades para serem agentes de mudança em suas vidas e sociedades.
Atribuições da Secretaria
Articulação com outros órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.
Atendimento às demandas e necessidades específicas de cada região ou comunidade.
Desenvolvimento curricular e pedagógico.
Desenvolvimento de estratégias para redução da evasão escolar.
Elaboração e implementação de políticas educacionais.
Estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas.
Gestão de recursos humanos, financeiros e materiais.
Implementação de tecnologias educacionais e recursos digitais.
Monitoramento e avaliação do desempenho educacional.
Promoção da formação continuada de professores e gestores.
Promoção da participação e engajamento da comunidade escolar.
Promoção de programas de inclusão e diversidade.
Promoção de uma cultura de avaliação e melhoria contínua.
Resolução de conflitos e mediação de interesses diversos dentro do contexto educacional.
Supervisão e avaliação de instituições de ensino.